POLÍCIA NACIONAL DE ANGOLA MOSTRA RESULTADOS PONDERENTES NOS ÚLTIMOS DIAS
APREENDIDAS DUAS EMBARCAÇÕES CARREGADAS DE MAIS DE 20 MIL LITROS DE COMBUSTÍVEL
Efectivos policiais, destacados no posto Naval Mbubu, pertencentes à 2ª unidade da Polícia de Guarda Fronteira no município do Soyo, Província do Zaire, procederam, sábado (14.09.2024) a apreensão de duas embarcações carregadas de 23 mil litros de combustíveis, que tinham como destino à República Democrática do Congo (RDC).
As embarcações de fabrico artesanal, a motor e sem motor, foram encontradas carregadas de 324 recipientes plásticos (bidões), contendo o referido produto, segundo o responsável pelo posto de Comando da Unidade, o 1º subchefe, Ricardo Varela, avançando que, dos recipientes apreendidos, 260 tinham a capacidade de 25 litros e 64 a capacidade de 250 litros cada, totalizando 23 mil litros de combustíveis de gasolina e gasóleo.
O combustível apreendido foi entregue às autoridades competentes para os devidos procedimentos.
PESCADORES ILEGAIS FLAGRADOS PELA POLÍCIA NACIONAL CONDENADOS PELO TRIBUNAL DE COMARCA DE LUANDA
O Tribunal da Comarca de Luanda condenou, na passada segunda-feira (02.09.24), em julgamento Sumário, a 70 dias de prisão, convertidos em uma multa de 462.000,00 Kz (Quatrocentos e sessenta e dois mil kwanzas) para cada um dos arguidos, 16 cidadãos nacionais flagrados e detidos na passada sexta-feira, 30 de Agosto de 2024, pelas forças policiais afectas à Unidade Fiscal Aduaneira Marítima, quando estes realizavam pesca ilegal no perímetro restrito de segurança das sondas e plataformas petrolíferas, zonas proibidas à actividade de pesca.
Foram condenados, na 3ª Secção da sala dos crimes comuns, sob o número de processo 1367/24, por Crime de Desobediência, Fábio José, Teodoro Tchiala, Jacinto da Cruz, João Molassande, Sozinho Muzangala, Salomão Correia, António Camilongo, José Cassule, Manuel José, Albino Armando, Afonso Quintas, José Fazenda, Manuel Alfredo, André Junior, Manuel Tchihayo e José Manasses.
Julgado procedente e aprovada a acusação constante nos autos, os 16 indivíduos estão obrigados ao pagamento da Taxa de Justiça no valor de 70.000,00 Kz.
Refira-se que, os infractores foram apresentados à imprensa, na passada segunda-feira (02.09.24), em Luanda, pelo Porta-voz da Polícia Nacional de Angola, Subcomissário, Mateus de Lemos Rodrigues, que, na ocasião, deu a conhecer a detenção dos sujeitos.
POLÍCIA REGISTA REDUÇÃO DE CRIMES E ACIDENTES DE TRÂNSITO NAS ÚLTIMAS 24 HORAS
A Polícia Nacional de Angola (PNA) registou, durante as 24 horas de segunda-feira, 09 de Setembro de 2024, a diminuição de crimes participados e de ocorrências de acidentes de trânsito, em comparação ao dia anterior, fruto das acções de prevenção à criminalidade e fiscalização ao trânsito rodoviário.
A PNA empregou mais de 23 mil efectivos e montou 3.611 patrulhas, em todo o território nacional, tendo desenvolvido um conjunto de actividades, consubstanciadas em micro-operações, buscas dirigidas, sequências investigativas, cumprimento de mandados de detenção e outras acções policiais, que resultaram na apreensão de 6 armas de fogo, 3 viaturas, 8 motociclos, dois telemóveis e uma botija de gás butano, bem como a detenção de 108 suspeitos por prática de crimes diversos, com destaque para dois cidadãos de 38 e 15 anos de idade, por abuso sexual das menores de 8 e 13 anos de idade, respectivamente, na província de Luanda.
Da actividade de prevenção e fiscalização do trânsito, foram apreendidas 49 viaturas, 151 motociclos, 263 cartas de condução, 204 livretes e 113 títulos de propriedade automóvel, bem como a aplicação de 518 multas por transgressão ao código de estrada.
13 infracções fiscais aduaneiras foram registadas, sendo 6 por presumível contrabando de importação, 3 por contrabando qualificado, 2 por fraude fiscal aduaneira, 1 por presumível contrabando de circulação e igual número por disposição estatutária, bem como a apreensão de 6.250 litros de combustível por tentativa de contrabando.
Quanto à situação da fronteira, foram registadas 41 ocorrências, tendo sido interpelados 149 elementos, sendo 141 da República Democrática do Congo e 8 da República da Namíbia, nas zonas fronteiriças da Lunda Norte, Zaire, Cabinda, Cuando-Cubango.
CIDADÃO DETIDO POR TRÁFICO DE ESTUPEFACIENTE
Um cidadão de 25 anos de idade foi detido, na passada sexta-feira, 27 de Outubro, no município do Tômbwa, província do Namibe, implicado na prática de tráfico de estupefacientes do tipo Cannabis Sativa (liamba).
Segundo o Comandante Municipal do Tômbwa, Superintendente - Fernando Venâncio Manuel Cardoso, o suspeito foi detido na sequência de diligências levadas a cabo pelos efectivos da Polícia Nacional, no âmbito da Operação Lussolo.
Fernando Cardoso referiu ainda que, 377 embrulhos do referido produto, estimados em Setenta e Cinco Mil e Quatrocentos (75.400,00) Kwanzas foram apreendidos, em posse do infractor.
Refira-se que o implicado foi encaminhado ao Magistrado do Ministério Público, para os procedimentos legais que se impõem.
POLÍCIA NACIONAL DETÉM CIDADÃO POR TRÁFICO DE COCAÍNA
Efectivos da Polícia Nacional de Angola (PNA), em coordenação com especialistas dos Serviços de Investigação Criminal no município do Uíge, detiveram, no passado dia 20 de Outubro, um cidadão nacional de 37 anos, em flagrante delito a comercializar 58 gramas de cocaína do tipo (crack).
Segundo dados, o acto ocorreu no interior de uma roulotte de vendas e consumo de bebidas alcoólicas, localizada na Rua 1° de Agosto, no Centro da cidade capital do Uíge, na altura, em que o suspeito comercializava o referido produto que foi apreendido.
Refira-se que o mesmo já foi presente ao Ministério Público para os fins legais que se impõem.
PNA DETÉM SETE CIDADÃOS SUSPEITOS DA PRÁTICA DE HOMICÍDIO DE UM CIDADÃO DE 24 ANOS
A Polícia Nacional de Angola na província do Bengo deteve, no dia 31 de Agosto, um total de sete cidadãos nacionais com idades entre os 16 e 23 anos, suspeitos da prática de homicídio de um cidadão nacional de 24 anos de idade.
Segundo o Porta-voz da PNA, no Bengo, Superintendente - Paulo Miranda de Sousa, que falava durante a apresentação de marginais, a detenção dos suspeitos ocorreu no bairro Nzamby, fruto de denúncias e de acções operativas das forças policiais, que permitiu apreender, em posse dos mesmos, uma arma de fogo do tipo AKM de cano cerrado, bem como uma motorizada e uma pistola de brinquedo.
Paulo Miranda avançou que, o facto ocorreu quando a vítima realizava serviço de moto-táxi e foi interpelada pelos supostos meliantes que pretendiam roubar a sua motorizada, ao tentar reagir, foi atingido com um disparo na região lombar provocando-lhe morte imediata.
Os suspeitos já estão sob custódia do Ministério Púbico, para os trâmites subsequentes.
PGFA TRAVA ENTRADA ILEGAL DE MAIS DE TREZENTOS ESTRANGEIROS NO PAÍS
Efectivos da 7ª Unidade da Polícia de Guarda Fronteiras de Angola (PGFA) procederam de 14 a 17 de Agosto, a detenção de um total de 334 cidadãos, sendo 280 provenientes da vizinha República Democrática do Congo, 54 nacionais e 40 menores, por suspeitas do crime de imigração ilegal.
Os dados foram avançados pelo Chefe do Estado-Maior da 7ª UPGFA, Superintendente, Moisés Kóco Mixidi, durante a apresentação de balanço das acções policiais enquadradas nas actividades alusivas ao 45° aniversário do Órgão, a assinalar-se no dia 26 de Agosto.
Foi ainda apreendida uma viatura por envolvimento no crime de fuga ao fisco de diversas mercadorias.
Refira-se que, os implicados, após interrogatório, foram encaminhados ao Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), para os devidos procedimentos judiciais.
0 comentários:
Enviar um comentário