Benguela Minha Terra...
Benguela é uma cidade e município, capital da província de Benguela, no oeste de Angola, composto somente da comuna sede, que está organizada em seis zonas.
Segundo as projeções populacionais de 2018, elaboradas pelo Instituto Nacional de Estatística, conta com uma população de 623 777 habitantes e área territorial de 2 100 km², sendo o município mais populoso da província e o décimo mais populoso da nação.
Limita-se a norte com o município de Catumbela, a leste com os municípios de Bocoio e Caimbambo, a sul com o município de Baía Farta e a oeste com o Oceano Atlântico.
A província de Benguela é conhecida como “a terra das acácias rubras” por causa da colorida presença dessa bonita árvore pelas ruas da cidade de Benguela. Com uma extensão de 39.827 km2, situa-se no litoral centro de Angola e é constituída por dez municípios: Benguela, Baía Farta, Catumbela, Balombo, Bocoio, Caimbambo, Chongorói, Cubal, Ganda e Lobito. Benguela é também conhecida pelas suas praias e pelo Porto do Lobito, o segundo mais importante do país. As principais cidades da província são as de Benguela, Lobito e Baía-Farta, todas elas banhadas pelo Oceano Atlântico.O clima da província é tropical árido e a temperatura média anual ronda os 24°C, sendo que a corrente fria de Benguela, que parte da Antártida, modera a temperatura da região e reduz a humidade. Em termos de altitude, a província divide-se em três zonas distintas: a zona litoral, cuja altitude vai do nível do mar até aos 500 m, a zona central com uma altitude dos 500 aos 1200 m e a zona oriental com uma altitude média superior a 1500 m.
A fauna da província é constituída essencialmente por zebras, leões, elefantes, olongos, golungos, búfalos, onças, ongivas e cabras de leque, principalmente na zona de Mamué que fica na fronteira com a província do Namibe.
A população de Benguela é na sua maioria da etnia Ovimbundo e Nganguela. A língua mais falada na região é o umbundo. A população dedica-se na sua maioria a agricultura, pecuária e pesca.
0 comentários:
Enviar um comentário